domingo, 15 de fevereiro de 2009

O Retorno...

Oi gente


Foi tudo bem na minha cirurgia...extrai um nódulo no seio que tinha sido diagnosticado com câncer, como era um nódulo pequeno foi retirado um quadrante e não o seio todo.

Ainda tenho de fazer os tratamentos pos operatorios, mas estou muito feliz e aliviada

O câncer se resumiu no nódulo sem envolvimento em outra áreas.


Gente um alerta...vamos nos cuidar...

Quando o câncer de mama é descoberto no inicio, tem grandes chances de cura,.é muito... mas muuuuito...importante que se faça mensalmente o auto-exame.




Ah...uma boa noticia... a partir de maio de 2009, entrará em vigor a Lei nº 11.664/08, que assegura a todas as mulheres o direito à mamografia periódica realizada gratuitamente pelo SUS após os 40 anos, e também ao exame citopatológico do colo uterino a todas as mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual, independentemente da idade.


“O câncer de mama feminino tem 95% de chance de cura, se o tratamento for feito precocemente. No entanto, dados do Instituto Nacional do Câncer informam que 27 mulheres por dia morrem por causa do câncer de mama e os números não param de crescer.

O câncer de mama não dói. O principal sintoma é o próprio caroço no seio – detectado através do auto-exame, do exame feito pelo médico ou por uma mamografia. Outros sintomas de câncer na mama podem incluir secreções que saem do mamilo, alterações na forma do mamilo, alteração do tamanho ou da forma do seio, pele do seio mais esticada ou abaulada em algum ponto, vermelhidão ou outra alteração na pele

Na maioria dos casos, a mulher é a responsável pela primeira suspeita de um câncer. É fundamental que ela conheça as suas mamas e saiba quando alguma coisa anormal está acontecendo. As mamas se modificam ao longo do ciclo menstrual e ao longo da vida. Porém, alterações agudas e sintomas como os relacionados acima devem fazer a mulher procurar o seu médico rapidamente. Só ele pode dizer se estas alterações podem ou não ser um câncer.”


É isso...agora é bola pra frente...retornar à atividade...eu aqui já estou pesquisando novidades pra Páscoa. Me aguardem...